Embalagens sustentáveis: onde utilizar esse recurso?

Embalagens sustentáveis: onde utilizar esse recurso?

Todos os produtos necessitam de uma embalagem para serem armazenados e transportados e isso não é de hoje. Porém, existe uma expectativa de que as empresas invistam em embalagens sustentáveis para suas mercadorias, como forma de minimizar o impacto no meio ambiente.

Cada vez mais, os consumidores estão conscientes de como seu consumo e suas ações podem contribuir ou agredir a natureza e buscam por marcas que tenham um compromisso com a sustentabilidade.

Se sua empresa reconhece a importância e deseja investir neste tema, acompanhe este artigo até o final para entender o que são embalagens sustentáveis, por que é importante investir nesse recurso e como utilizar no seu negócio. 


O que é uma embalagem sustentável?

Embalagens sustentáveis são aquelas fabricadas com materiais biodegradáveis e que possam ser reciclados, de preferência que venham de fontes renováveis, como é o caso das árvores e plantas.

Isso não quer dizer que as embalagens não tenham qualidade, muito pelo contrário! A tecnologia tem avançado para oferecer opções resistentes ao manuseio, mas fáceis de se decompor na natureza, reduzindo o impacto no descarte.

Muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto quando descobrem que a empresa investe em ações sustentáveis e de ESG. Então mesmo se for preciso aumentar um pouco o preço para atender a essa nova demanda, vale a pena e o retorno vai muito além do financeiro – como veremos logo mais.


Tipos de embalagens sustentáveis

O termo “embalagem sustentável” engloba diversos tipos de embrulhos e pacotes e são uma alternativa às opções tradicionais, ainda muito comuns no mercado. Podemos separar essas embalagens em algumas categorias:

  • Embalagem reciclável: é aquela que pode ser processada e transformada em novos materiais. É uma forma de reduzir o lixo descartado, além de poupar recursos naturais. Alguns materiais que podem ser reciclados são papel, papelão, alumínio, vidro e certos tipos de plástico.
  • Embalagem biodegradável: este tipo de embalagem é desenvolvida para que, após o descarte, se decomponha naturalmente, sem contaminar o solo ou a água. Normalmente, são feitas de materiais orgânicos, como celulose e amido. Seu impacto no meio ambiente é menor do que outras opções.
  • Embalagem compostável: esta opção é um tipo de embalagem biodegradável, com decomposição segura e limpa, a diferença é que isso acontece em um ambiente controlado, como uma caixa de compostagem.


Ao pesquisar por soluções para sua empresa, considere um destes tipos de embalagens. É um investimento no meio ambiente, na imagem da sua empresa e no futuro do seu negócio.


Por que produzir embalagens sustentáveis?

Para as indústrias que produzem embalagens, é importante já oferecer essas opções para os clientes, ajudando a educar e conscientizar o mercado sobre a necessidade do cuidado com a natureza.

Ao começar a investir em sustentabilidade agora, seu negócio está contribuindo para a preservação do meio ambiente por mais tempo, permitindo que sua empresa possa continuar funcionando por mais tempo, por ter os recursos necessários disponíveis.

Esta também é uma maneira de mostrar para o consumidor que a empresa possui práticas alinhadas ao discurso, o que pode ser um grande diferencial entre os concorrentes, ajudando a construir uma imagem mais positiva no mercado. Isso pode ajudar inclusive na atração de novos investidores e atrair novas oportunidades de negócios.


Onde utilizar embalagens sustentáveis?

As embalagens sustentáveis podem ser utilizadas em qualquer mercado, mas alguns setores podem se beneficiar mais. Por exemplo, no segmento de alimentos e bebidas, os plásticos tradicionais podem ser substituídos por opções biodegradáveis, que não correm o risco de contaminar os produtos.

Na área de cosméticos, higiene e beleza também é preciso ter essa preocupação com materiais livres de toxicidade, pois são produtos que têm contato direto com nossa pele, olhos e boca.

Por fim, a moda, calçados, papelaria e até eventos podem contar com embalagens sustentáveis, como forma de preservar o meio ambiente e oferecer uma experiência mais positiva com sua marca para o consumidor.

Na hora de desenvolver soluções para as embalagens, procure por alternativas que façam sentido com seu mercado, que sejam encontradas facilmente perto da sua indústria e que mantenham ou até elevem a qualidade do que você já oferece para os clientes.

Uma opção fácil de aplicar, barata e muito eficiente são os amidos, como as dextrinas. De origem 100% vegetal (milho, batata, mandioca, etc.), este ingrediente é permitido para consumo humano, portanto pode estar presente mesmo em embalagens de food service.

Ao aplicar a dextrina na sua linha de produção (junto com outros materiais sustentáveis), você facilita a decomposição na natureza, sem impactar o meio ambiente. Além disso, confere mais resistência aos produtos, como sacarias e produtos em papel kraft.

Se você trabalha com adesivos vegetais, pode contar com a dextrina para substituir colas sintéticas, sem perder a capacidade de adesivagem e com rápido tempo de secagem das peças.


Conclusão

Cada vez mais é preciso considerar o impacto das mercadorias produzidas no meio ambiente. O consumidor está cada vez mais consciente e tende a priorizar marcas que invistam em sustentabilidade, com ações concretas de proteção à natureza.

Para as embalagens, existem diversas soluções que permitem a produção de qualidade e que não impactem o meio ambiente. 

As dextrinas são uma solução prática e eficiente para embalagens dos mais variados tipos, ajudando a dar resistência às peças, sem risco para produtos que tenham contato com alimentos, por exemplo.

A Lorenz é especialista na produção de amidos diversos, incluindo a dextrina, e investe continuamente no desenvolvimento de novas soluções, para que você possa oferecer o melhor para seu cliente.

Conheça nossa linha de dextrinas e os demais produtos entrando em contato conosco e solicite uma amostra para usar na sua empresa.