Mercado de sorvetes: inovações e tendências da área

O sorvete é uma paixão nacional, em especial em épocas de muito calor, com o consumo atingindo mais de 1bi de litros em 2022. Esse e outros dados apontam para um mercado rico para criação e crescimento.
Assim, as empresas que desejarem atender ao segmento de sorvetes devem estar atentas às tendências previstas para os próximos meses. Para ter sucesso neste mercado, é preciso entender as mudanças e se adaptar rápido às necessidades dos clientes.
Acompanhe os principais pontos sobre esse assunto que você precisa saber neste artigo.
Um panorama do mercado de sorvetes
Nos últimos anos, o segmento de sorvetes e outros gelados comestíveis tem crescido consideravelmente. Já são mais de 10 mil empresas neste mercado, gerando 100 mil empregos diretos e o dobro em ocupações indiretas.
Esse movimento gera mais de R$14bi em faturamento anualmente. O valor é impulsionado pelas mudanças que ocorre na área de sorvetes, acompanhando os novos desejos e expectativas do público.
Espera-se que o segmento cresça mais de 20% até 2028, mas para isso, é preciso observar as tendências e se adaptar a elas, para não ficar atrás dos concorrentes.
Tendências e tecnologias
Quando falamos de tendências, todos os mercados têm enfrentado mudanças, e não é diferente no segmento de sorvetes. Por se tratar de uma área que envolve alimentação, há uma preocupação cada vez maior por parte dos consumidores e as empresas devem atender a esses desejos.
Novos sabores e texturas
O público tem buscado por novas experiências sensoriais e oferecer diferentes opções de sabores e texturas é uma maneira de materializar esse desejo.
Combinar sabores já existentes, unir o doce e salgado e até trabalhar com cross-categoria são boas maneiras de aplicar esta tendência. Outra forma é com sabores globais, trazendo um pouco de diferentes culturas através do sorvete.
Opções mais saudáveis
As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa alimentação e esperam encontrar marcas que utilizem ingredientes naturais, além de oferecer produtos com menos açúcares e gorduras, por exemplo.
Essa tendência também pode ser chamada de "better-for-you", que significa experiências positivas para o consumidor, sem abrir mão da saúde e bom gosto nos produtos.
Clean label
Este aspecto diz respeito ao uso de poucos ingredientes e que sejam conhecidos das pessoas. Está muito ligado ao tópico anterior e geralmente são insumos naturais e orgânicos.
Para atender a essa demanda, os fabricantes precisam buscar por fornecedores com aditivos orgânicos e deixar isso claro nas embalagens, para dar mais segurança e clareza para os clientes.
Sustentabilidade
Muitas pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos de empresas ambientalmente conscientes. Essa preocupação permeia toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos insumos (como comentamos no tópico anterior) até a embalagem escolhida.
Pensar em embalagens biodegradáveis, ajustes na produção para reduzir o consumo de energia e água são algumas alternativas para as empresas. Além disso, analisar em quais etapas é possível minimizar o impacto ambiental da empresa faz toda a diferença para os clientes que se preocupam com esta pauta.
Portfólio diversificado
Além de oferecer sorvetes, muitas empresas estão ampliando sua linha de produtos e oferecendo outras opções, como bebidas, bolos e sobremesas. É uma forma de evitar a queda no faturamento em épocas mais frias.
Também contribui para o alcance de novos públicos e aumento no ticket-médio, trazendo mais estabilidade financeira para a companhia e novas opções de consumo para o público.
Ingredientes funcionais
Os consumidores desejam, além de produtos saudáveis, opções que sejam saborosas e funcionais, como sorvetes com alto valor proteico. É uma forma de atender às necessidades da dieta, sem deixar de ter prazer na alimentação.
As indústrias podem pensar em opções com mais vitaminas e minerais, bem como em sorvetes com mais fibras no lugar de gorduras e açúcares. É a melhor junção entre o útil e o agradável para o paladar.
Uso de novas tecnologias
Para facilitar a produção dos sorvetes, melhorar a produtividade e segurança dos colaboradores e oferecer dados mais confiáveis para os gestores, a tecnologia é uma grande aliada.
Pense em maneiras de automatizar o processo produtivo e não deixe de usar ferramentas como a impressão 3D e a Inteligência Artificial para melhorar suas operações. A internet das coisas (IoT) também pode ser empregada, ajudando no monitoramento dos equipamentos e suas condições de segurança e uso.
Conclusão
O mercado de sorvetes possui um grande potencial para continuar crescendo nos próximos anos. Para isso, as indústrias precisam acompanhar as tendências do segmento e procurar acompanhá-las da melhor maneira, para obter os melhores resultados e conquistar o paladar do público.
LORENZ
Somos a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina e a maior processadora de raiz de mandioca do Brasil. Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos uma série de produtos de base amido/fécula, levando ao mercado soluções tecnológicas e processos adequados para atender aos clientes de diversas indústrias com qualidade e inovação.
Sabia que a Lorenz possui várias linhas de produtos da fécula de mandioca voltados ao aprimoramento da experiência sensorial, por meio da melhoria da cremosidade e estabilização de produtos? Além disso, nossos produtos inovadores, como a Maltodextrina Zero Açúcar, transformam o mundo das bebidas, substituindo aditivos nocivos à saúde.
Saiba mais sobre as nossas soluções aqui.